Verdadeiro Olhar

Paredes: Jovem com doença rara terá sido violado na escola por um colega

Um jovem de 12 anos, portador de uma doença rara, terá sido violado por um colega na casa de banho de uma escola do concelho de Paredes.

Tudo terá acontecido a 30 de Janeiro e a mãe do adolescente denunciou a situação às autoridades três dias depois. Em declarações ao Correio da Manhã, a progenitora explicou que os exames médicos realizados no Hospital Padre Américo confirmaram a violação.  

Os alunos envolvidos, agressor e vítima, têm necessidades educativas especiais, sabe o Verdadeiro Olhar. A vítima padece de uma síndrome ligada a um défice intelectual e transtornos comportamentais.

A GNR confirma a recepção da queixa- crime por violação e o encaminhamento da mesma.

O director da escola onde tudo aconteceu não quis comentar os factos e remeteu esclarecimentos para o Ministério de Educação.

Contactado, o Ministério da Educação confirma que o “alegado” agressor foi suspenso e que “o caso está entregue ao Ministério Público”. Questionado sobre as medidas tomadas e se ambas as crianças continuam a frequentar a escola, a mesma fonte informa que ao “alegado aluno agressor, foi determinada a suspensão preventiva” e que foi aberto um “procedimento disciplinar para apuramento dos factos”.

Ao Verdadeiro Olhar, a Associação de Pais do estabelecimento de ensino em que esta situação ocorreu considera a situação “muito grave” e diz-se atenta às medidas a tomar. Os responsáveis por esta entidade contam que a escola confirmou a situação e confirmam ainda que o caso foi entregue ao Ministério Público e que foi aberto um inquérito interno para avaliar o contexto em que esta agressão terá ocorrido. A situação estará também a ser acompanhada pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Paredes.