Um encontro internacional juntou cerca de 75 investigadores de 35 países, de toda a união europeia, em Paredes, no CTIMM – Centro Tecnológico da Indústria da Madeira e Mobiliário.
A iniciativa, promovida pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, denominado “Ações COST” contou com o apoio da Câmara Municipal de Paredes e visou promover a integração e enriquecimento das diversas comunidades científicas e proporcionar a maximização do investimento em investigação e desenvolvimento, adianta nota de imprensa do município.
“Neste encontro internacional foi debatido o tema da acessibilidade do ambiente construído para os idosos, integrando soluções de Tecnologias de Informação e Comunicação, design ergonómico, tendo em consideração as necessidades de saúde dos seniores mais dependentes”, refere a mesma fonte.
Estes encontros constituem uma oportunidade única para que investigadores desenvolvam as suas ideias e iniciativas.
A autarquia avança que “a escolha por Paredes prende-se com o desenvolvimento da indústria do mobiliário que alia o design, investigação e desenvolvimento de novos produtos adaptados à condição dos seniores.
Os investigadores tiveram a oportunidade de visitar a empresa Famo.