Verdadeiro Olhar

Paredes integra “Changemaker’s” para promover a participação ativa dos jovens na comunidade

A Câmara Municipal de Paredes está a coordenar o projeto “Changemaker’s Arena – Play your Part”, um projeto que “visa a capacitação dos jovens em diversas áreas e a promoção de uma participação ativa, informada e crítica na vida democrática, inclusiva e sustentável da Europa”.

Integrado no programa Erasmus +. Dinamizado, esta iniciativa é dinalizada em parceria com os municípios da Mealhada e e Pedreguer, em Espanha.

Através do “Change Makers”, vão ser realizados encontros, designados de “arenas”, que pretendem fomentar o debate e a reflexão sobre diferentes temas.

A cerimónia de abertura do projeto realizou-se ontem, segunda-feira, na Escola Básica e Secundária de Cristelo. “Debate Ativo” foi o tema da primeira arena, que contou com o testemunho de um jovem empreendedor de Paredes, de 22 anos, Diogo Leal, fundador e CEO da agência ByourChange.

Até março, as onze arenas sucedem-se com temas como “Digital e inovação: workshops que utilizam tecnologias digitais e gamificação para ensinar os jovens a utilizar as ferramentas digitais para a participação cívica”, “Criatividade e expressão: arena cultural e artística: atividades que incentivam a expressão artística e cultural, promovendo a diversidade e a inclusão através da arte”, “Ação e impacto: arena projetos de impacto comunitário: incentivar jovens a desenvolver e implementar projetos que causem impacto positivo nas suas comunidades”, entre outros, revela a autarquia, em comunicado.

“Este projeto é uma oportunidade para jovens de diferentes origens se envolverem em atividades cívicas, sociais, culturais e políticas, contribuindo para o desenvolvimento de competências essenciais e a construção de uma identidade europeia mais coesa” e visa promover a “participação ativa dos jovens, incentivando o seu envolvimento em atividades das esferas cívica, económica, social, cultural e política”.

Para além disso, procura “desenvolver competências digitais e literacia mediática, fomentando, por exemplo, a literacia mediática para fortalecer a resiliência dos jovens contra desinformação e fake news, e tem também como objetivo estimular o diálogo entre jovens e decisores, criando oportunidades para que as vozes dos jovens sejam ouvidas e consideradas nas políticas públicas e processos de tomada de decisão”, diz a mesma nota.

O projeto “Changemaker’s Arena – Play your Part” resulta de uma candidatura ao Programa Erasmus + na área da Juventude.