A Câmara Municipal de Paredes e a Ilha do Príncipe assinaram, esta segunda-feira, um protocolo de geminação. O documento prevê a cooperação entre ambas as regiões sobretudo na área da modernização administrativa, em que o município de Paredes é uma referência nacional, diz nota de imprensa da autarquia.
“A cooperação em que podemos ser úteis é precisamente na área da modernização administrativa e da capacitação, mas teremos todo o gosto em alargá-la a todos os domínios que considerem úteis”, disse o presidente da Câmara de Paredes, durante a cerimónia.
Já o presidente do Governo Regional da Ilha do Príncipe, região autónoma do Arquipélago de S. Tomé e Príncipe, elencou algumas das necessidades do território que administra: “A Ilha do Príncipe está classificada como Reserva Mundial da Biosfera da Unesco e 53% do seu território é parque natural. Apostamos na sustentabilidade e a nossa viagem surge como resultado do que temos acompanhado do concelho de Paredes e de uma Câmara Municipal que funciona já quase sem papel. Olhando às nossas limitações, queremos seguir este exemplo de boas práticas”.
O Presidente do Governo Regional falou depois do potencial da Ilha do Príncipe. “Estamos a menos de duas horas de distância de mais de dez capitais africanas. Esta nossa localização geográfica pode servir de plataforma para facilitarmos o acesso a um mercado de mais de 200 milhões de pessoas aos empresários de Paredes e o nosso Governo Central acolhe bem a iniciativa. Este protocolo vai ser muito importante para nós, mas esperamos que Paredes também possa beneficiar dele” José Cassandra.