O concelho de Paredes, que integra a Área Metropolitana do Porto, teve a maior redução do desemprego registado, em termos homólogos, no 4.º trimestre de 2021, face aos restantes municípios desta sub-região. No mesmo período, comparativamente com o 3.º trimestre do mesmo ano, concelhos “mais importantes do ponto de vista económico” tiveram reduções menores: Porto (-4,3%), Matosinhos (-8,5%) e Vila Nova de Gaia (-19,3%).
Os dados constam do mais recente Relatório Norte Conjuntura, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), hoje divulgado.
No mesmo documento, é referido que, na sub-região do Tâmega e Sousa, o concelho de Felgueiras (-29,0%) teve a maior diminuição do desemprego registado no 4.º trimestre de 2021, face ao trimestre anterior. “Em Penafiel (-14,9%) e em Paços de Ferreira (-15,2%), concelhos importantes na base económica da sub-região, o desemprego registado também diminuiu de forma acentuada”, assinala ainda o relatório.
No último trimestre do ano passado, o desemprego registado diminuiu em todas as sub-regiões do Norte face ao período homólogo do ano transacto. A CCDR-N realça que “as maiores reduções percentuais, acima de dois dígitos, ocorreram nas sub-regiões do Ave (-15,9%), Cávado (-15,1%), Tâmega e Sousa (-14,3%), Alto Minho (-13,5%), e Área Metropolitana do Porto (-13,1%)”.
A maioria dos concelhos do Norte – 76 num total de 86 – observou uma redução do desemprego registado no 4º trimestre de 2021 face ao mesmo trimestre do ano anterior, acrescenta ainda o documento.
No final de 2021, a Área Metropolitana do Porto tinha 76.443 pessoas desempregadas registadas nos centros de emprego, enquanto o Tâmega e Sousa tinha 17.761.
Não são revelados dados quanto aos concelhos de Lousada e Valongo.