A escola EBS de Vilela, de Paredes, é finalista do prémio FAQtos, com o projeto “ElderTech”. Subordinada ao tema “O mundos das radiofrequências”, a competição é organizado pelos institutos de Engenharia de Sistemas e Computadores Inovação e Superior Técnico, contando com o apoio do Ministério da Educação.
Foram recebidas 48 candidaturas, representando 177 alunos e 32 professores orientadores de 27 escolas secundárias nacionais, de 13 distritos.
Depois de passarem por várias etapas, como as entregas do Relatório de Progresso e do Projeto Final, ficaram selecionadas 44 equipas, cujos trabalhos foram avaliados por um júri constituído por 41 docentes do secundário. Daqui resultaram os dez melhores trabalhos e, consequentemente, os grupos finalistas que vão defender o seu trabalho na cerimónia final, que se vai realizar no dia 6 de julho, a partir das 14h30, no Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico.
Nesta 11ª edição estão representadas escolas dos distritos de Braga, Lisboa, Porto, Santarém, Viana do Castelo e ilha da Madeira. Os autores dos melhores trabalhos receberão prémios entre os 500 e os 1 500 euros, sendo também entregues prémios aos professores orientadores e às respetivas escolas.
O FAQtos tem como objetivo “disponibilizar publicamente informação relevante sobre radiação eletromagnética em comunicações móveis, nomeadamente conceitos relacionados com ondas eletromagnéticas, limites de exposição, bibliografia e referências pertinentes, entre outros aspetos”.