Verdadeiro Olhar

Paredes: Empreendedora de Baltar cria perfume com notas de cerejeira. ‘Angelina’ é um sonho transformado em fragância

Quando um sonho se transforma numa fragância! Este poderia ser o slogan para o perfume criado por Patrícia Barroso, natural de Baltar, em Paredes. A empresária lançou, recentemente, uma fragância a que ninguém fica indifrente e, apesar de este ter tido este desejo há muitos anos, nunca o esqueceu e, em abril do ano passado, decidiu transformar a sua ideia em realidade.

E assim nasceu “Angelina”. Numa fase inicial começou por procurar fábricas/laboratórios que se dedicassem à produção de perfumes. “Não foi fácil”, mas encontrou no norte do país e, a partir daí, começou esta experiência olfativa nos bastidores, sendo que este é um “processo complicado e que demora alguns meses”. Patrícia Barroso, que se assume como uma apaixonada por perfumes, quis criar “algo doce, mas que não fosse muito intenso” e que marcasse quem o sentisse pela primeira vez. E conseguiu. Porque saiu no natal e tem sido um “sucesso”.

Para a escolha da fragância contou com a opinião da filha, de 21 anos, e também das suas clientes, já que a empresária tem, há oito anos, uma loja de roupas e acessórios em Baltar, a Magik Paris que representa as marcas portuguesas Vilanova e Tiffosi. E porque desenvolver uma fragância não se limita a uma experiência olfativas, há que ter ainda em conta o nome e a própria embalagem. Nessa altura, o desaparecimento repentino da avó empurrou-a para a escolha: “Angélica”, um nome que, e segundo defende, “define muito bem esta experiência olfativa”.

Quem ouve Patrícia Barroso a falar percebe que o empreendedorismo lhe está no sangue. Trabalhou muitos anos numa fábrica, onde tinha uma vida “tranquila e confortável. Tinha um ordenado ao fim do mês, férias e subsídios garantidos”, mas não se sentia satisfeita e muito menos realizada. Decidiu abrir o seu próprio negócio, uma tabacaria- quiosque, mas foi assaltada mais do uma vez e percebeu que, se calhar, aquele não era o caminho. Mudou de rumo e apostou num espaço de acessórios e ‘guifts’. Mais tarde recebeu a proposta da Vilanova, a marca portuguesa de moda e acessórios pertencente ao grupo VNC, que comecializa também roupas. Aceitou, sendo que há dois anos esta empresa lhe propôs trabalhar com uma outra marca que detém, a Tiffosi. E assim tem sido. Para além do sucesso do seu negócio, Patrícia Barroso quer pôr, não só as suas clientes a terem um cheiro único. como pretende difundi-lo por outros espaços comerciais. Esse será o próximo passo, mas, até agora, a vida não lhe tem dado muito tempo para alavancar esta sua criação.

Mas a empresária, que tem 40 anos, já anunciou ao VERDADEIRO OLHAR que não vai ficar por aqui, porque anseia ainda criar uma outra fragância, mas para homem.

Instada sobre se é é complicado ser empresária, sobretudo numa zona deslocalizada dos grandes centros urbanos, Patrícia Barroso sorri e responde que “não é fácil, mas com vontade e objetivos bem definidos, tudo é possível”. Para além disso, não pode faltar “amor, paixão e entrega”, qualidades que não lhe falta.

E quem quiser fazer uma viagem olfativa única tem que experimentar o ‘Angelina’ que custa 34 euros (50ml). Porque os cheiros vão muito mais além do que um aroma agradável. Traduzem sentimentos e memórias e falam de sonhos, vontades e desejos. E esta nova fragância confirma isso mesmo, vai muito mais além do que podemos descrever.