A iniciativa é organizada por um grupo de praticantes que pretende promover a modalidade em Portugal e visa angariar clubes para o Sobreirense, mostrar que o aeromodelismo e a utilização de drones não são práticas perigosas se acontecerem segundo as regras e promover esta actividade desportiva/recreativa emergente.
A partir das 9h00, quem quiser vai poder visitar uma exposição de drones, mini drones, aviões e helicópteros rádio controlados. Segundo a organização, haverá demonstração de voos e o público poderá assumir os comandos de alguns dos aparelhos.
“Pretende-se com isto sensibilizar os presentes de que forma devem voar, quais as aplicações que os drones têm nas actividades do quotidiano, desde a actividade profissional/comercial como também de lazer ou desportiva, quais os riscos e que regras devem adoptar tendo em consideração as recentes alterações da legislação relativa aos drones”, refere nota de imprensa.
A partir das 14h00 decorre a corrida de “Drone racers” que conta já com cerca de 12 inscrições de pilotos vindos de diferentes regiões do país, como Braga, Porto e Lisboa. Os três primeiros classificados serão premiados.
A prova decorrerá num circuito composto por pórticos e obstáculos localizados no recinto de jogo do campo de futebol, em que quatro pilotos terão de contornar, vencendo o piloto que termine em menor tempo e com menos penalizações. “Na prática é uma nova geração de corridas praticada a velocidades de 140km/h dando a ilusão de vídeo jogo e que faz subir a adrenalina”, promete a organização, lembrando que já existe uma liga mundial da modalidade designada de “droneracingleague”, que tem como melhores palcos França, Alemanha e Estados Unidos da América.
* A iniciativa foi adiada para data ainda a definir devido às condições climatéricas.