Verdadeiro Olhar

Paredes: Bruno Silva foi o atleta português mais bem classificado nos 45 quilómetros mundiais de trail de montanha

Bruno Silva, atleta de Paredes, foi o português mais bem classificado na prova de short trail, do Campeonato Mundial de Montanha e Trail Running, que decorreu na Aústria.

A seleção nacional e trail estreou-se nos Campeonatos do Mundo de Montanha e Trail, que este ano se realizou em Innsbruck, naquela que é a segunda edição com a montanha e o trail em mundiais conjuntos.

Segundo a Federação Portuguesa de Atletismo, a prova ficou marcada pelo agravamento das condições meteorológicas adversas na parte final, sendo mesmo interrompida por questões de segurança, impedindo cerca de 50 atletas de terminar a competição.

Depois da seleção de montanha ter ontem disputado os sete quilómetros, com 2000 metros de desnível positivo da prova uphill, foi a vez de o trail entrar em ação nos 45 km com 3400 metros de desnível positivo.

Bruno Silva foi então o melhor português, cumprindo o percurso em 4h53m10s, na 38.ª posição. Seguiram-se Dário Moitoso (55.º), Tiago Vieira (60.º), Paulo Mesquita (69.º), António Almeida (82.º) e Roberto Baião (93.º).

Do lado feminino, a portuguesa mais rápida foi Inês João, na 46.ª posição, com o tempo de 5h52m13s. Seguiram-se Cristina Arreiol (53.ª) Beatriz Alves (55.ª), Susana Echeverría (57.ª) e Ana Oliveira (92.ª). Ercília Machado desistiu aos 20 km, na sequência de uma queda aos 9 km.

A prova termina amanhã, sábado.