Os Aquedutos de Portugal são o tema deste sábado, dia 18 de janeiro, na Biblioteca Municipal de Paredes.
A programação tem início, pelas 18h00, com a inauguração da exposição de fotografia “Aquedutos de Portugal – Água e Património”. De seguida, será realizada a Conferência “Aquedutos, da Obra Antiga aos Monumentos Históricos, por Pedro Inácio.
Pedro Inácio, natural de Lisboa, é museólogo e investigador na área do Património Cultural da Água. Foi responsável pelo Museu de Água da EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres, entre 1988-2000 e 2008-2014, e, atualmente, é Conservador do referido museu. É, ainda, Vice-Presidente da Direção da APOM – Associação Portuguesa de Museologia.
Ao longo dos últimos anos, tem-se dedicado à escrita de diversos artigos, estudos e livros dedicados ao Património Cultural da Água e à realização de várias exposições de fotografias relacionadas com os aquedutos, em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente, na Argélia, Coreia do Sul, Espanha, EUA, França e Roménia.
A mostra “Aquedutos de Portugal – Água e Património”, patente até ao dia 22 de fevereiro, pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 09h00 às 18h30 e aos sábados das 09h00 às 13h00.