Cerca de 200 alunos, que frequentaram o Seminário Padre Mateo, em Baltar, Paredes, estão juntos, este fim-de-semana, num encontro que incluirá vários momentos de confraternização.
“O encontro será um pretexto para encontrar largas dezenas de colegas que, na maior parte dos casos, não se voltaram a ver desde há mais de meio século, assim como alguns dos professores e funcionárias que, felizmente, ainda vivem”, explica a organização.
Vão estar presentes antigos alunos oriundos sobretudo de Trás-os-Montes, Beira Alta e Douro Litoral, assim como de outros pontos do país e até do estrangeiro.
Refira-se que as instalações onde esteve aquartelado o seminário, de 1963 a 1974, funcionaram, depois, como escola pública. Atualmente, o edifício do antigo palacete e antiga Escola Básica 2º e 3º Ciclo de Baltar prepara-se para ser reconvertido na “Casa-Museu” Daniel Faria e Centro Promocional da Literacia e Desenvolvimento Pessoal, numa homenagem ao poeta natural de Baltar.
A obra irá custar cerca de 1,5 milhões de euros e o projeto vai ser financiado no âmbito PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, devendo estar concluída em 18 meses.
Neste âmbito, representantes dos antigos alunos do Seminário Padre Mateo estão em conversações com a autarquia de Paredes com vista à criação naquele espaço “de uma modalidade que permita evocar a memória do Seminário, pela relevância que teve na formação humana e cultural de pessoas de diferentes partes do país e pelo impacto que essa instituição teve na comunidade local”.
Mas enquanto esse sonho não se torna em realidade, os antigos alunos vão juntar-se, a partir das 15h00, deste sábado, num coktail no hotel, sendo que o ponto alto do convívio acontece no Paredes Design Hotel, em Mouriz, num jantar de confraternização que vai contar com o autarca de Paredes e o presidente da Assembleia Municipal.
Para além do jantar, o encontro inclui ainda uma visita às instalações do antigo seminário, um cruzeiro,
um filme sobre o Seminário Padre Mateo, um momento musical e animação, assim como uma missa na Capela da Quintã, presidida por João do Vale, uma visita à Quinta da Aveleda, com almoço, entre outras atividades.