A Capela da Quintã, em Baltar Paredes, um acolhe, este sábado, pelas 21h00, um espectáculo no âmbito do projecto “Young Guitar Masters” que conta com dos jovens guitarristas Vítor Oliveira e Pedro Moreira, este último, que frequenta o Conservatório de Música de Paredes.
Segundo a autarquia, o Young Guitar Masters” é um projecto fundado em Guimarães, que pretende dar a conhecer jovens prodígios da guitarra clássica, fomentar o gosto pela guitarra a todo o território nacional, criar um circuito regular de concertos de guitarra clássica no país e promover jovens guitarristas portugueses em início de carreira.
Em Paredes estão, também, previstos mais dois concertos, um no dia 22 de Dezembro (Casa da Torre, Sobrosa) e o outro no dia 19 de Janeiro de 2019, na (Igreja Matriz de Senande, Aguiar de Sousa).
Pedro Moreira nasceu em 1999 no Porto. Teve o seu primeiro contacto com a guitarra aos 12 anos, no grupo de música “Azevinhos” dirigido pelo professor Nuno Azevedo. Em 2016, após execução de provas de ingresso, foi admitido no Curso Secundário de Música na variante de instrumento – Guitarra, no Conservatório de Música de Paredes, na classe do professor Daniel Lemos, onde se encontra a frequentar o 8° grau do referido curso.
Paralelamente, concluiu o ensino secundário no curso de Artes Visuais, tendo sido admitido na Faculdade de Arquitectura do Porto.
Ao longo da sua formação frequentou masterclasses com músicos de renome internacional como Anton Baranov, Dejan Ivanovic, Marco Tamayo, Nuno Cachada, Pedro Rodrigues, Ricardo Barceló, Robert Trent, Zoran Dukic, Joaquin Clerch, Duo Assad, André Madeira e Dmytro Omelchak. Em contexto de orquestra, conta com participações com a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins.
Vítor Hugo Soares Oliveira nasceu em Chaves no dia 7 de Setembro de 1999. Iniciou os seus estudos musicais em 2009 na Academia de Artes de Chaves na classe do professor Vinícius Couto. Mais tarde, na mesma escola, mudou para a classe do professor Fernando Cury e posteriormente para a classe do professor António Justiça com o qual veio a terminar o curso básico de música e posterior curso profissional.
Já participou em masterclasses com professores de renome internacional como Ricardo Gallén, Roberto Aussel, Jérémy Jouve, Hubert Kaeppel, Artur Caldeira, Pedro Rodrigues, Paulo Vaz de Carvalho, André Madeira, Rui Gama, Júlio Guerreiro e Danilo Alvarado. Para além disso, tem vindo a participar em vários concursos ao longo da sua formação, com especial destaque para o I Concurso Internacional Jovem de Guitarra “Terras de Santo Estevão”, no qual obteve o 3.º prémio na sua categoria; para o XI Concurso Luso-Espanhol de Fafe no qual obteve igualmente o 3.º prémio e para o 19.º Concurso Internacional Cidade do Fundão no qual obteve o 2.º prémio ex-aequo. Foi ainda seleccionado para representar a cidade Chaves na Mostra Musical do Eixo-Atlântico nas edições de 2012 e 2016.
Já se apresentou a solo e em música de câmara em cidades como Chaves, Vidago, Porto, Póvoa do Varzim, Caminha e Vilagarcía de Arousa (Espanha). Destacar também as apresentações em directo para o Porto Canal e para a RTP1.
Actualmente frequenta o curso de Licenciatura em Música na Escola Superior de Música Artes e do Espectáculo do Porto na classe do Professor Artur Caldeira.
O projecto é organizado e promovido pela Associação 3M em colaboração com o pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Paredes.