A primeira edição do Programa Mais Vida Activa, promovido pela Câmara Municipal de Paredes, arrancou no dia 1 de Outubro e já conta com mais de 600 participantes inscritos. A iniciativa permite a todas as pessoas com mais de 50 anos do concelho ter acesso a duas aulas de actividade física semanal, realizadas em parceria com as juntas de freguesia ou instituições de solidariedade social. O objectivo é ter baixos níveis de sedentarismo e uma população fisicamente activa, usufruindo do maior número possível de anos de vida saudáveis e livres de doença.
O projecto foi, esta manhã, oficialmente apresentado, no Pavilhão Rota dos Móveis, em Lordelo. Realizou-se ainda a primeira jornada da I Liga Boccia Sénior Mais Vida Activa, com 400 participantes.
Além da actividade física projecto permite o convívio
Um pouco por todo o concelho, com o custo de cinco euros, há agora duas aulas de exercício semanais, uma liga de boccia e a autarquia pretende ainda realizar olimpíadas seniores e caminhadas.
Os protocolos com as Juntas de Freguesia de Aguiar de Sousa, Beire, Cete, Duas Igrejas, Lordelo, Louredo, Parada de Todeia, Paredes, Rebordosa, Sobreira, Vandoma e Vilela e a Associação de Apoio à Terceira Idade de S. Miguel de Beire, Associação para o Desenvolvimento de Cristelo – Ser Social, Associação para o Desenvolvimento de Rebordosa, Associação para o Desenvolvimento Integral de Lordelo, Associação para o Desenvolvimento Integral de Sobreira, Casa do Povo de Bitarães, Centro Social de Cete, Centro Social e Paroquial de Baltar, Centro Social e Paroquial de Recarei, Centro Social e Paroquial de S. Miguel de Gandra, Centro Social e Paroquial de Vilela, Centro Sócio-Educativo e Profissional de Parteira, Obra de Assistência Social da Freguesia de Sobrosa e Santa Casa da Misericórdia de Paredes foram hoje assinados.
Arrancou de seguida a primeira jornada da I Liga Boccia Sénior que termina em Maio, contando com 400 jogadores em 44 equipas.Durante a sessão, o presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, destacou a importância do projecto. “As pessoas vivem mais tempo e esse viver mais tempo deve ser feito com qualidade, saúde e muita actividade. Este programa está a permitir levar exercício a todas as freguesias, duas vezes por semana, o que não só melhora a condição física, mas dá a oportunidade de socializar”, afiançou.
“Isto é uma maneira de aliviar o stress do dia-a-dia e através do boccia criei muitas amizades”
Quem resolveu inscrever-se concorda. Muitos até já faziam desporto, mas não disseram que não a mais esta oportunidade de aliar algo que faz bem à saúde ao convívio.