35 produtores agrícolas vão participar no Concurso Internacional de Hortícolas Gigantes “O Maior da Minha Aldeia” que se realiza nos próximos dias 8, 9 e 10 de setembro, no Parque Natural da Senhora do Salto, em Aguiar de Sousa, Paredes.
A competição visa “premiar os produtos de maior peso, dar-lhes visibilidade, assim como às produções locais e estimular o interesse das populações na agricultura sustentável, contribuindo para um maior dinamismo e atração ao território sul do concelho”.
A disputa, que envolve produtores, amadores ou profissionais, é promovida pela autarquia local e homologada Great Pumpkin Commonwealth (GPC) e vai premiar as maiores hortícolas das seguintes espécies: abóboras, melancia, melão e tomate, explica o município, em comunicado.
Já o espaço onde decorre o evento envolve a natureza e a património e conta com uma programação diversa ao longo do fim de semana, com zonas de restauração, uma feira de produtos locais e atividades de animação infantil.
Nos dias 8 e 9 de setembro realizam-se as pesagens das hortícolas, entre as 9h00 e as 12h00. Já no sábado, a feira de produtos locais e o espaço de restauração abrem às 14h00 e encerram às 23h00.
A tarde contará com a animação do Grupo de Bombos, pelas 14h00, e de um Grupo de Cantares Locais, pelas 17h00, e atuação dos Ranchos Folclóricos de Aguiar de Sousa e Recarei, às 21h30.
No último dia de evento, dia 10, a feira de produtos locais abre às 10h00 e prolonga-se até às 20h00. A cerimónia de entrega de prémios decorre às 16h00, seguida do concerto do artista Nel Monteiro.
O concurso vai premiar três vencedores dos produtos por categoria e os prémios podem ir dos 50 aos 1000 euros.