Sérgio Moreira, atleta do Paredes Aventura, terminou o SwissPeaks Trail, “um dos trail mais duros do mundo”.
O paredense realizou os 314 quilómetros em quatro dias, 19 horas, 30 minutos e 24 segundos, ficando em 100.° lugar na geral, 90.° na classificação masculina, e 45.° no seu age groupe.
“Dos 300 atletas à partida só 141 terminaram a prova. Isto mostra que só terminaram 47% dos atletas e que houve uma taxa de abandonos de 53% devido às más condições climatéricas”, explica o atleta, dizendo que a chuva, nevoeiro e neve que tinha caído no dia anterior à partida fez cair as temperaturas aumentando a dificuldade.
“As dificuldades foram várias, desde trilhos bastantes técnicos, passagens a 2860 metros de altitude, subidas intermináveis e descidas com mais de 12 quilómetros, em que se o atleta não tem cuidado vai destruir as pernas para a subida”, resume Sérgio Moreira, argumentando que “a moderação e gestão do esforço são fundamentais para o sucesso da prova”.
No caso do paredense, houve alguns contratempos reconhece, com um problema gastro-intestinal e algumas quedas onde partiu um dos bastões. Ainda assim, o “balanço é bastante positivo”.
Esta foi a quarta edição do trilho SwissPeaks que vai de Oberwald a Bouveret, no cantão do Valais, oferecendo “vistas incríveis e momentos inesquecíveis dos picos mais altos com vista para o Valais e para o Lago Genebra”, diz o atleta do Paredes Aventura.
No ano passado, Sérgio Moreira tinha concluído a prova de triatlo “mais extrema do mundo”, no Chile.