Verdadeiro Olhar

Para (re) descobrir e ajudar a Ucrânia. Cinemax de Penafiel apresenta ciclo de cinema ucraniano

Foto: (DR)

Os cinemas ‘Cinemax Penafiel’ apresentam um ciclo de cinema ucraniano com o objetivo de, não só divulgar o que é realizado nas telas daquele país, mas também ajudar as vítimas de guerra de um território presidido por Zelensky.

O evento decorre entre os dias 19 e 22 de junho e toda a receita obtida, quer seja de bilheteira ou comercial, será encaminhada para a plataforma oficial United24, destinada a apoiar os afetados pela guerra. A ideia passa por “contribuir para esforços de reconstrução e alívio” das populações, revela a Cinemax penafiel.
No primeiro dia do ciclo, a tela vai ser preenchida com o filme “Asas”, da cineasta ucraniana Larisa Shepitko, “uma obra-prima do cinema ucraniano”, datado de 1966.
Um dia depois, será exibido “Donbass”, de Sergei Loznitsa, uma pelicula contemporânea, que retrata a complexa e violenta realidade da guerra na região, “oferecendo uma visão crua e impactante sobre o conflito” numa região onde se acredita que, nos últimos sete anos, tenham morrido 15 mil habitantes.

“Makva – A Alma da Floesta”, uma animação realizado por Oleh Malamuzh, Oleksandra Ruban e Yevheniy Yermak,
profundamente enraizado na mitologia e folclore ucranianos, apresenta, no dia 21, “uma visão encantadora e rica, enquanto aborda temas universais de natureza, harmonia e o conflito entre o bem e o mal”, revela a Cinemax.
No úlitmo dia, “Mariupolis 2”, que tem a assinatura de Mantas Kvedaravicius, é um documentário que inclui uma “perspetiva íntima e profunda sobre a vida numa cidade ucraniana sob o fogo cruzado, capturando momentos de resistência e esperança”.
O pano do ciclo de cinema cai na noite de 22 de Junho, pelas 22h00 com um concerto solidário. No palco vão fundir-se sonoridades ao estilo Hans Zimmer e John Williams, com a música eletrónica protagonizada pelo duo Portuense MOON(in)MOTION.
Neste dia, pelo palco vão desfilar músicos convidados como Marta Rocha, Marcio Alfama (NO!ON, Vanished in Nowhere), ou Pedro Lima (Dark Miles). Esta performance vai prestar uma homenagem ao povo e à resiliência ucranianas. Um concerto, que segundo a organização, se espera “memorável”.
Os bilhetes para cada sessão estão disponíveis na Cinemax Penafiel, no seu website oficial e através da plataforma BOL.