A ‘Novibelo’, empresa de mobiliário sediada em Cête, Paredes, foi desafiada pela Diocese do Porto para produzir 200 peças litúrgicas, mais concretamente, píxides – vasos sagrados para guardar e conservar o ‘pão eucarístico’, que foram utilizadas no Dia da Diocese, na cerimónia integrada nas atividades que antecederam a Jornada Mundial da Juventude e que terminou domingo, em Lisboa.
O design da peça foi da autoria da artista plástica Paula Walker e a empresa pôs mãos à obra e assinou as duas centenas de peças que apoiaram as celebrações litúrgicas da jornada.
Após realizarem este pedido da diocese, a empresa tive a ideia de personalizar este objeto e oferecê-lo ao Papa Francisco, explicou ao VERDADEIRO OLHAR a Novibelo.
E foi aí que, a píxide, ou pão do céu, inspirada na ideia de Paula Walker, forrada a folha de ouro e colocada numa caixa câmpanula em vidro, também personalizada, foi entregue a Sua Santidade que a levou para o Vaticano.
“Foi um momento importante vivido pela Novibelo, que deu o seu contributo, com o envolvimento de toda a equipa, para a JMJ23” que, nos últimos cinco dias, juntou em Lisboa mais de 1,5 milhões de pessoas.
Refira-se que a Novibelo é uma empresa de referência “conceção e montagem de todo o tipo de mobiliário por medida e na comercialização de equipamento hoteleiro”, como se pode ler na página da unidade instalada em Cête.
Fundada em 2007, tem projetos espalhados por todo o mundo e tem-se vindo a destacar “pela sua grande capacidade de resposta ao nível da conceção, produção e montagem de mobiliário”, o que alia a uma forte vertente criativa.
Esta foi mais uma das empresas que contribuiu para o grande sucesso que foi a JMJ e que mobilizou o país e o mundo.