Este decreto publicado pela Santa Sé é um passo importante no processo que poderá levar à beatificação do Padre Américo, penúltima etapa da declaração de santidade do agora “venerável”.
O Pai Américo – é desta forma carinhosa que muitos se referem a ele – foi, provavelmente, o padre português da Igreja Católica mais conhecido no século XX. Para isso, valeu a sua dedicação aos mais pobres e aos doentes incuráveis.
O Padre Américo nasceu em Galegos, Penafiel, no dia 23 de outubro de 1887. Começou a Obra da Rua em janeiro de 1940, com a fundação da primeira Casa do Gaiato. A partir daí a Obra da Rua cresceu como uma bola de neve. Viria a falecer a 16 de julho de 1956.
Nos últimos tempos têm surgido uma ou outra notícia que tentam desvalorizar a Obra da Rua, umas vezes por incompreensão da sua identidade, outras por falta de conhecimento das suas limitações materiais e outras por desumanidade.
Oxalá esta decisão do Papa Francisco ajude a despertar na sociedade uma maior atenção aos pobres, uma atenção que passe para lá da época natalícia.