Verdadeiro Olhar

Padre de Paredes é o novo Bispo Auxiliar do Porto

D. Vitorino Soares, padre de Castelões de Cepeda e Madalena (Paredes), é o novo Bispo Auxiliar do Porto.

O sacerdote, que recebeu a notícia como um “desafio”, com “alegria” e “sentido de responsabilidade”, foi o escolhido pelo Papa Francisco para auxiliar D. Manuel Linda, segundo a Diocese do Porto. “Manifesto a minha fidelidade, cooperação e solicitude ao nosso Bispo D. Manuel Linda, com quem continuarei a trabalhar, agora não como humilde pároco, mas como humilde irmão no episcopado”, aponta.

“Senti-me muito pequenino, sustive a respiração e recuei no tempo 34 anos aquando da minha ordenação sacerdotal”, refere ainda, citado pela Diocese do Porto. “Já tenho saudades das minhas crianças, dos jovens, dos doentes, dos velhinhos, das famílias, que espero encontrar e reencontrar de forma multiplicada na nossa amada Diocese do Porto”, continuou.

Em declarações à Rádio Renascença, D. Vitorino Soares refere que vai tentar seguir os passos do Papa. “Como bispo, ele tinha uma proposta que era tentar levar por diante a proposta que o Papa Francisco faz, que é um bispo que muitas vezes vai à frente do povo para apontar uma estrada, manter uma esperança viva. Outras vezes, alguém que vai no meio do povo, de forma simples e misericordiosa. E, finalmente, alguém que também vai atrás, a acompanhar os outros, aqueles que têm mais dificuldade em andar”, sublinha à Renascença.

Revelou ainda que a experiência que teve no secretário diocesano da juventude lhe permitiu conhecer a realidade da Diocese (entre 1989 e 1999).

Ainda não há certezas sobre a data da ordenação episcopal, mas a Rádio Renascença aponta para o dia 29 de Setembro, no Porto.

D. Vitorino Soares nasceu em 1960, em Penafiel, e foi ordenado padre a 14 de Julho de 1985.

Desde 1994 até agora que foi pároco de Castelões de Cepeda e desde 1999 de Madalena. É Vigário da Vara de Paredes também desde 1999.

Foi professor de Religião e Moral da Escola do primeiro ciclo de Castelões de Cepeda, entre 1996 e 2014. E entre 1996 e 2013, foi assistente espiritual do Conselho de Zona Penafiel Norte das Conferências Vicentinas.

Publicidade