Verdadeiro Olhar

Paços de Ferreira vai ter centro de rastreio COVID-19. Deve arrancar na próxima semana

O concelho de Paços de Ferreira vai ter um centro de rastreios COVID-19. Segundo o presidente da Câmara Municipal, Humberto Brito, terá capacidade para 50 testes diários. O equipamento vai funcionar, em sistema Drive-Through, na Associação Empresarial de Paços de Ferreira. Deverá arrancar em meados da próxima semana.

“Anunciei na reunião da Comissão de Protecção Civil, que também juntou presidentes de junta, párocos e instituições particulares de solidariedade social, que o concelho de Paços de Ferreira irá ter um centro de rastreio do Covid-19, a expensas da Câmara Municipal e no âmbito de um protocolo com o Agrupamento de Centros de Saúde do Norte”, escreveu na sua página oficial das redes sociais.

“Serão 50 testes diários que colocaremos à disposição da população do concelho a serem realizados por indicação médica”, acrescentou o autarca.

Entretanto, segundo informação enviada pela Câmara de Paços de Ferreira, este centro de rastreios nasce depois de diligências do município junto dos Laboratórios do Vale do Sousa e do Agrupamento de Centros de Saúde Vale do Sousa Norte.

“Com o aproximar do final do Estado de Emergência, torna-se fundamental capacitar a resposta no concelho de Paços de Ferreira mantendo, contudo, as condições de conforto e segurança colectiva. Desta forma decidiu-se pela implementação de um Centro de Rastreio em Sistema Drive-Through, nas instalações gentilmente cedidas pela Associação Empresarial de Paços de Ferreira”, explica nota de imprensa da autarquia.

Este modelo permitirá aos cidadãos com suspeitas de infecção e previamente referenciados pelo Serviço Nacional de Saúde fazer o teste, sem contactos. “Trata-se de um importante investimento na saúde pública e que a Câmara Municipal de Paços de Ferreira entende como fundamental para controlar e mitigar a propagação deste vírus no nosso concelho”, sustenta o município.

O rastreio segue as recomendações e especificações para testes ao CoVid-19, sendo coordenado pelo ACeS Vale Sousa Norte, responsável também pela colheita das amostras, através da equipa disponibilizada para o efeito.

A capacidade será, para já, de 50 testes diários mas poderá ser reforçada.

“Alerta-se, no entanto, que só se deverão deslocar ao local pessoas previamente referenciadas pelo SNS, já que o sistema não permitirá a execução de testes sem marcação prévia junto das autoridades de saúde”, avisa a Câmara, pedindo aos cidadãos para se deslocarem ao local apenas se tiverem a respectiva marcação e apenas à hora que lhes for comunicada, para não criar aglomerados.

* Notícia actualizada às 13h15 com mais informação