Nos primeiros três meses do projecto-piloto “Quando do Velho se Faz Novo, Todos Ganham. Ganha o Planeta!”, foram entregues nas máquinas de recolha automática instaladas em 23 grandes superfícies comerciais em Portugal Continental, cerca de 9.561 embalagens de bebidas em plástico por dia. São mais de um milhão de embalagens (1 051 871), no total de 28 toneladas, que serão recicladas para dar origem a novas garrafas.
O valor angariado com a entrega destas embalagens, pode ser trocado por talões de compras ou doado a instituições. Uma das 23 máquinas está em Paços de Ferreira (Intermarché, em Meixomil). Quem ali entregar garrafas pode optar por apoiar os Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira.
“As regras de utilização e funcionamento das máquinas de recolha automática são bastante simples. Os cidadãos depositam nas máquinas as garrafas de bebidas em plástico, do tipo PET, não reutilizáveis, de águas, sumos, refrigerantes ou bebidas alcoólicas, e recebem um talão no valor total correspondente às garrafas devolvidas, de dois cêntimos por cada garrafa entre 0,1 e 0,5 litros, e cinco cêntimos por cada garrafa acima de 0,5 e até 2 litros. Estes talões podem ser utilizados em compras, de valor igual ou superior, na loja ou insígnia onde as garrafas foram entregues”, resume o projecto, financiado com quase 1,7 milhões de euros pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e Acção Climática.
Mais informação pode ser consultada aqui.