Verdadeiro Olhar

Paços de Ferreira, Paredes e Valongo entre as 84 câmaras que baixam IMI

Foto: Verdadeiro Olhar

Em 2021, ano de eleições autárquicas, são 84 as câmaras municipais que decidiram baixar o Imposto Municipal sobre Imóveis – IMI, mais do dobro do ano anterior, adianta o Dinheiro Vivo, baseando-se em dados do Portal das Finanças e em actas das assembleias municipais.

Entre as autarquias que, este ano, baixam as taxas estão Paços de Ferreira, Paredes e Valongo. Nos casos de Paços de Ferreira e Paredes passa a ser aplicada a taxa mínima, algo que já acontecia em Lousada e Penafiel. Valongo fica com a taxa mais elevada destes cinco concelhos.

A par disso, estas câmaras municipais dão uma dedução fixa por agregado familiar, dando “descontos” a famílias consoante o número de filhos, que vai dos 20 aos 70 euros.

Em Lousada, a taxa a praticar continua a ser a mínima permitida por lei, 0,3%, havendo ainda uma dedução fixa de 70 euros para famílias com três ou mais filhos.

Paços de Ferreira reduziu a taxa de IMI a aplicar aos prédios urbanos para o mínimo (0,3%). Dá também o desconto de 70 euros para famílias com três ou mais filhos.

Em Paredes também houve redução da taxa, que passa agora a ser a mínima legal. Segundo o Portal das Finanças é ainda dada uma dedução fixa de 40 euros para famílias com dois filhos e uma de 70 euros para agregados com três ou mais filhos.

A Câmara de Penafiel também manteve o IMI no mínimo – 0,3% – e continua a dar desconto de 70 euros às famílias com três ou mais filhos.

Valongo tem a taxa mais elevada destes concelhos, apesar de ter reduzido em relação ao ano anterior. É agora de 0,39%. Neste município são dadas deduções fixas de 20 euros para famílias com um dependente, 40 euros para as que têm dois dependentes e de 70 euros para as que têm três ou mais filhos.