“Isto é um Ferrari”, disse o presidente da Irmandade dos Clérigos, Padre Américo Aguiar (recentemente nomeado Bispo Auxiliar de Lisboa), quando destapou a cátedra produzida por sete empresas de Paços de Ferreira e oferecida, ontem, pelo município.
A Gravity Chair, uma peça única, em mogno, com ferro e pormenores de folha de ouro, passará a ocupar o centro do altar da Igreja dos Clérigos, no Porto, espaço que foi visitado, em 2018, por 1,3 milhões de pessoas.
A oferta é um reconhecimento do município e das empresas por a Irmandade ter permitido a exposição “The Best Furniture in the World”, que mostrou o mobiliário produzido no concelho aos milhares de turistas que visitam a Torre dos Clérigos.
“É uma peça que está sempre a desafiar a gravidade”
“Vim muitas vezes à Torre para compreender o espaço”, explicou o designer Michael Marcondes, luso-brasileiro, nascido em Curitiba, Brasil, que desenhou a cátedra.
“Cada uma das formas desta peça tem um propósito. Ela teria que se encaixar no espaço em termos estéticos e ter singularidade. É uma peça que está sempre a desafiar a gravidade. Esta é uma cadeira que exige acção. Não tem nenhuma linha recta”, descreveu durante a entrega da peça.
“Quis inserir num objecto inanimado um princípio cristão de acção continua”, justificou Michael Marcondes, que iniciou a sua carreira profissional como autodidacta e explorou o design gráfico e a computação gráfica em produções nacionais e internacionais, com obras permanentes nos Estados Unidos da América e Dubai.
“Obrigada por nos ter recebido aquando da primeira exposição e por permitir que o trabalho dos homens e mulheres de Paços de Ferreira possa ficar aqui na Torre dos Clérigos. Isto é demonstrativo da capacidade de fazer da nossa gente”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, agradecendo também aos empresários que participaram no projecto.
“Eu é que agradeço terem escolhido os Clérigos para a exposição. Surpreendemos os turistas com algo inesperado”, respondeu o padre Américo Aguiar. No ano passado, adiantou, cerca de 1,3 milhões de pessoas visitaram a Igreja.
“Isto é muito mais que uma congregação de peças, porque cada coisa tem um sentido”, acrescentou, agradecendo aos empresários e trabalhadores que a elaboraram gratuitamente.
As empresas envolvidas no projecto foram a Alpa Details, Bytexdesign, Estofos Luís Silva, LFM Folhas de Madeira, Miguel Veríssimo, Paço Print e Serralharia Oliveira.
A exposição “The Best Furniture in the World” contou com peças de mobiliário fabricadas em Paços de Ferreira com o design de marcas mundiais como a Balmain, BP, Philips, Speedo ou Vodafone.