Arrancou na sexta-feira a recolha de embalagens de plástico não reutilizáveis de bebidas através de máquinas automáticas, anunciou o Ministério do Ambiente e da Acção Climática.
Ao todo são 23 os hipermercados onde se pode realizar, para já, esta entrega de garrafas em troca de talões de desconto, no âmbito deste projecto-piloto.
Na região, há apenas um local onde isso pode ser feito, no Intermarché em Meixomil, Paços de Ferreira.
Segundo o Governo, o projecto tem um financiamento de cerca de 1,7 milhões de euros do Fundo Ambiental e resultou de uma candidatura de um consórcio liderado pela Associação Portuguesa dos Industriais de Águas Minerais Naturais e de Nascente.
“A atribuição de um prémio ao consumidor pela devolução das garrafas pretende incentivar a devolução de embalagens não reutilizáveis em plástico. Com este projecto, pretende garantir-se o encaminhamento para reciclagem de elevada qualidade, permitindo a incorporação em novas garrafas de bebidas, maximizando-se a circularidade dos materiais”, refere o Ministério. “Com este sistema de incentivo, pretende alcançar-se o cumprimento de metas de recolha (50% do potencial de recolha), de reciclagem (97%) e de incorporação de plástico reciclado na produção de novas garrafas de bebidas (50%)”, adianta a mesma fonte, que lembra que estes sistemas já existem na União Europeia e permitem atingir metas de recolha acima dos 80%.
Este projecto-piloto permitirá adquirir experiência para no futuro ser implementado um sistema de depósito de embalagens de bebidas em plástico, vidro, metais ferrosos e alumínio, obrigatório a partir de 1 de Janeiro de 2022.
Nestas máquinas podem ser entregues as garrafas de bebidas em plástico, do tipo PET, não reutilizáveis, como de água, sumos, refrigerantes ou bebidas alcoólicas. As restantes embalagens em plástico (por exemplo, de leite, detergentes e champôs) devem continuar a ser depositadas no ecoponto amarelo.
O material depositado dá acesso a um talão de desconto. São atribuídos dois cêntimos por cada garrafa até meio litro e cinco cêntimos para embalagens de meio litro até dois litros.
As garrafas não devem ter líquidos nem estar espalmadas e devem ter tampa e o rótulo intacto (com código de barras legível).
O talão de descontos pode ser utilizado para compras na loja da insígnia onde as embalagens foram entregues ou o valor pode ser doado a uma instituição de solidariedade social com projectos para a promoção de comportamentos ambientais responsáveis.
Mais informações aqui.