Verdadeiro Olhar

Paços de Ferreira: As ruas de Figueiró vão ser invadidas por camas no domingo

No domingo, 15 equipas, constituídas por cinco elementos cada, vestidas a rigor, com pijamas, camisas de noite ou baby-dolls, vão levar a sua cama, devidamente decorada, para as ruas de Figueiró, em Paços de Ferreira. Vão competir, é certo, mas o mais importante é a diversão proporcionada pela III Corrida de Camas, acreditam os responsáveis do Centro Social e Paroquial de Figueiró, que organizam a iniciativa.

Nos últimos dois anos, foram muitos os curiosos que foram assistir a esta prova. Este ano, há mais actividades para os mais novos, como insufláveis, pinturas faciais e até uma corrida de triciclos.

Inscrições fecham esta sexta-feira

Pelo terceiro ano consecutivo o Centro Social e Paroquial de Figueiró vai realizar uma Corrida de Camas, no dia 23 de Julho.

“Queríamos criar um divertimento para a população e mostrar que o centro está aberto à comunidade, assim como angariar fundos para a instituição”, refere a directora técnica, Alexandra Silva, explicando a origem da prova.

Este ano, serão, para já, 15 as equipas, com cinco elementos cada, num total de 75 pessoas, que sairão à rua de pijama e com uma cama com rodas que tem que ter colchão, duas almofadas, lençóis e coberta/edredão. A organização ainda aceita inscrições até esta sexta-feira.

As equipas, quase todas repetentes nestas andanças, vão realizar provas de contra-relógio e de destreza (esta última com gincana, jogos/brincadeiras tradicionais e corrida) entre a Rotunda de Santiago e a escadaria da porta principal da Igreja.

A concentração está prevista para as 16h30, em frente ao salão paroquial, com exposição das camas. Segue-se um desfile até à rotunda onde começa a prova, pelas 18h00.

Segundo Alexandra Silva, mais que a vertente competitiva o importante é o carácter lúdico da iniciativa. Por isso, este ano, para entreter as crianças, terão insufláveis e pinturas faciais. Haverá ainda uma corrida de triciclos, até aos cinco anos.

“Nos anos anteriores tivemos uma multidão a assistir”, adianta a técnica.