As acções de fiscalização da Protecção Civil, GNR e Polícia Municipal foram reforçadas este fim-de-semana em Paços de Ferreira, sendo que está proibido o “acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais”, avança a autarquia.
Também foi pedido às Juntas do município que fizessem “o levantamento dos meios existentes nas freguesias, nomeadamente cisternas e tratores privados, para apoio nas acções de rescaldo em incêndios rurais”.
Estas medidas excepcionais devem-se às previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que dizem respeito ao perigo de incêndio rural para os próximos dias no concelho de Paços de Ferreira, colocando-o num nível “muito elevado”.
Também nestes dias, o Serviço Municipal de Proteção Civil “elevou o nível de prontidão dos serviços” da Câmara para que seja mais rápida a capacidade de resposta, caso haja alguma ocorrência. Em caso de emergência, os munícipes devem contactar o 112.
Com a persistência dos valores elevados das temperaturas, aconselha-se evitar a exposição ao sol nas horas de maior calor, entre as 11h00 e as 17h00, a protecção da cabeça e o uso de óculos escuros, de protetor solar de factor igual ou superior a 30 e de roupas leves de algodão e cores claras.
Para além disso, e para evitar a desidratação, as autoridades pedem às pessoas que bebam água ou sumos naturais com frequência, evitem as bebidas alcoólicas, com cafeína, gás ou elevado teor de açúcar, assim como refeições pesadas.