Procurar conhecimento e inovar na área da educação e formação de adultos foi o objectivo da escola profissional Profisousa, de Paços de Ferreira, ao participar nas ‘Jornadas de Aprendizagem ao Longo da Vida”, um projecto europeu Erasmus.
Desde 2019 até agora, com dois anos de pausa devido à pandemia, colaboradores das diversas valências da instituição pacense tiveram “contacto com instituições homólogas do ensino, formação e aprendizagem”, o que contribuiu, não só para “o aperfeiçoamento de competências em língua estrangeira”, mas para a capacitação no uso de “ferramentas digitais, bem como para o conhecimento de formas inovadoras de gestão das organizações e do trabalho”, avançou, em comunicado, Jorge Diogo de Oliveira, coordenador Erasmus.
Recorde-se que, o primeiro projecto internacional em que os profissionais de Paços de Ferreira participaram aconteceu em Génova, Itália, tendo envolvido seis elementos das equipas do Centro Qualifica, do Europe Direct, da Escola Profissional Vértice e da ProSénior.
Neste âmbito, contactaram com “metodologias inovadoras de apresentação e interacção com o público”, o que foi feito através de métodos de representação gráfica e de desenho”. Os participantes elaboraram ainda dois projectos destinados à “aprendizagem da língua portuguesa, para crianças e adultos”, assim como um outro que visou a “promoção da separação de resíduos”. No final, ambos foram apresentados à comunidade do bairro de Lagaccio.
Em Março deste ano, a Profisousa esteve representada na cidade de Split, na Croácia, onde também adquiriram conhecimentos para enfrentarem “uma era cada vez mais digital” e que está a ser cada mais utilizada em contexto de formação e ensino.
Posteriormente, os portugueses foram recebidos numa instituição congénere da Leónia, onde “trocaram experiências” e ficaram a perceber como funciona o ensino naquele país, destacou o responsável.
Já em Maio, 13 colaboradores, dos diferentes projetos da Profisousa, rumaram à cidade sueca de Karlshamn, onde ficaram a conhecer o funcionamento de um Centro de Educação de Adultos, assim como o sistema escolar daquele país sueco e a forma como é gerida a formação profissional.
Espanha também esteve incluída neste períplo, numa visita que também incluiu alunos que estiveram nas universidades Sénior de A Coruña, assim como a Escuela de Adultos Eduardo Pondal, sendo que, nesta última, contactaram com professores que ensinam a língua portuguesa a espanhóis.
Para Jorge Diogo Oliveira estas experiências proporcionaram um contacto com “novas culturas, formas de trabalho e novas metodologias”, permitindo fortalecer as “redes de cooperação europeias”.
Assim, os projectos Erasmus, promovidos e financiados pela Comissão Europeia, “são uma mais-valia para o enriquecimento pessoal e profissional de todos, contribuindo, amplamente, para o sentimento de pertença Europeu”, concluiu o dirigente.