Verdadeiro Olhar

Paços de Ferreira: Obra na ETAR de Arreigada a concurso “a breve prazo”

A “muito breve prazo”, será lançado concurso para realizar “as obras necessárias” na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Arreigada, avança a Câmara de Paços de Ferreira. “O Ministro do Ambiente e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) garantem que será assegurado o financiamento necessário e justificado para a intervenção. A indicação é de que será assegurado com recurso ao PT 2030″, respondeu a Autarquia, conta o JN que cita a Lusa.

Em causa está uma nova ampliação nesta ETAR, que continua a fazer um tratamento de esgotos deficitário, apesar de ter sido requalificada com um investimento de 5,1 milhões de euros. Mesmo depois da obra concluída, o equipamento nunca funcionou a 100%. Os autarcas de Paços de Ferreira e Paredes já tinham reconhecido que o investimento feito foi “insuficiente” e que iriam reivindicar uma nova ampliação, na ordem dos 15 milhões de euros”, para resolver o problema das descargas no rio Ferreira, que afectam sobretudo a freguesia de Lordelo, em Paredes.

A Câmara pacense reiterou também que os resultados da obra recentemente realizada “não foram os desejados” e que as responsabilidades pelo não funcionamento da ETAR serão apuradas “em acção judicial que o Município se encontra a ultimar”.

Recorde-se que, recentemente, a APA já admitiu que a ETAR não cumpria com as normas de descargas em vigor.