A Comissão Municipal de Protecção ao Idoso de Paços de Ferreira quer incentivar os seniores do concelho a beber água, para se manterem hidratados.
Para isso, durante o mês de Agosto, estão a ser realizadas visitas domiciliárias em que é feita uma acção de sensibilização sobre a importância da hidratação.
Segundo a Câmara Municipal, a iniciativa abrange sobretudo os idosos sem rectaguarda familiar, sendo as visitas realizadas através da “Unidade Móvel – Saúde em Movimento”, que procura “avaliar o risco de desidratação dos seniores”.
A par disso, é feita “a distribuição de águas aromatizadas, juntamente com uma breve explicação da importância da ingestão de água”.
A autarquia lembra que “a desidratação é uma forma de malnutrição e ocorre quando há uma perda excessiva de fluidos corporais” e que “esta perda pode dever-se a situações de doença, exposição a temperaturas elevadas e/ou a um aporte hídrico insuficiente”, sendo “as causas mais frequentes de desidratação a diminuição da percepção de sede, défices cognitivos, incontinência urinária e/ou dificuldades na deglutição”.