O concelho de Paços de Ferreira está um passo mais próximo de voltar a ter 16 freguesias. A Assembleia Municipal aprovou, ontem, por unanimidade, as propostas de desagregação das freguesias de Frazão e Arreigada, Paços de Ferreira e Modelos e Sanfins, Lamoso e Codessos.
A desagregação já tinha sido votada nas respectivas assembleias de freguesia e também na Câmara Municipal, em todos os casos por unanimidade. Com esta aprovação em Assembleia Municipal cumpre-se mais uma etapa nos trâmites normais e legais previstos, para que o tema avance agora para a Assembleia da República.
Numa sessão extraordinária, dedicada apenas à desagregação, o debate entre PS e PSD foi mais focado na troca de acusações sobre “culpas” no processo de agregação, “calculismos” e de tentativas de ganhos de “dividendos políticos” do que na desagregação em si.
Depois de mais de uma hora de ‘pingue pongue’ entre as bancadas, que apenas concordaram que estavam a cumprir a vontade das populações das diferentes freguesias, o tema foi aprovado, sem surpresa, por unanimidade.