O concelho de Paços de Ferreira tem cobertura total de médicos de família. Segundo nota de imprensa da câmara municipal, Humberto Brito realizou uma jornada dedicada à saúde e reuniu com os responsáveis dos Centros de Saúde de Paços de Ferreira e de Freamunde. Em 2009, havia 14 mil pessoas sem médico de família no concelho.
Além do presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, participaram nas visitas o vice-presidente da autarquia, Paulo Sérgio Barbosa, a vereadora da Saúde, Filomena Silva, o director executivo do Agrupamento de Centros de Saúde Vale do Sousa Norte, Hugo Sousa Lopes, e a presidente do Conselho Clínico e de Saúde do ACES, Alcina Bastos.
“Há que reconhecer e agradecer o trabalho e dedicação dos profissionais de saúde do concelho, médicos, enfermeiros, técnicos superiores de saúde, assistentes técnicos e assistentes operacionais, incluindo o novo director da ACES, Hugo Lopes, que tiveram um papel muito importante na resolução deste problema, permitindo que hoje o concelho de Paços de Ferreira esteja entre os melhores do país, no que diz respeito à prestação de cuidados de saúde primários”, sustenta o autarca, citado em nota de imprensa.
O ACES Vale do Sousa Norte, em Paços de Ferreira, presta cuidados de saúde a 59.300 utentes, acolhendo, inclusive, cidadãos oriundos dos concelhos vizinhos (Paredes e Lousada). A comitiva visitou as Unidades de Saúde Familiar de Freamunde, Santa Luzia, Citânia e Terras de Ferreira, a Unidade de Cuidados na Comunidade de Paços de Ferreira, a Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados, a Radelfe e a Unidade de Saúde Pública do ACES Vale Sousa Norte.