A cidade de Freamunde, Paços de Ferreira, vai receber a primeira etapa do Circuito Nacional NGPS, sábado, dia 19 de Fevereiro, e espera cerca de 600 betetistas e cicloturistas, oriundos de várias regiões do país.
Os participantes vão poder descobrir “paisagens, o património, a cultura, a gastronomia e os usos e costumes” da região, numa prova que foi idealizada há mais de dez anos e que pretende “proporcionar momentos inesquecíveis aos amantes da bicicleta de montanha”, avança o município, em comunicado.
A organização é da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, em colaboração com o Clube BTT Freamunde, contando ainda com o apoio técnico da Cabreira Solutions, dirigida pelo ex-ciclista profissional João Cabreira, a entidade responsável por este circuito.
Para além de dar a conhecer pontos de interesse turístico locais, esta prova visa divulgar “ainda mais o capão” como produto com Indicação Geográfica Protegida (IPG), certificado pela Comissão Europeia, mostrando uma raça que “pode chegar aos sete quilos e que é servido, sobretudo, na noite de consoada, numa tradição natalícia peculiar”, explica a autarquia.
Sobre o tempo do circuito, será definidos por cada participante, tendo apenas que acontecer das 7h30 às 17h30. Neste tempo, deverá cumprir uma das duas rotas, uma mais moderada com cerca de 35 quilómetros e uma mais longa com cerca de 70.
A ponto de partida estará colocado no centro da cidade e, daí, os corredores seguem em direcção à freguesia de Raimonda.
Para além de dar a conhecer o capão e os pontos turísticos de interesse do município, este evento “constitui-se também como uma excelente oportunidade para o comércio local, uma vez que os participantes recebem indicações de cafés e restaurantes locais, onde podem comer e beber, o que se traduz num “impacto económico para a região”, conclui o município.