Atletas de desporto adaptado do FC Porto visitam, sexta-feira, a Escola Básica de Frazão, em Paços de Ferreira, onde vão praticar com os alunos modalidades como goalball, boccia, polybat, basquetebol em cadeira de rodas e voleibol sentado, avança a autarquia.
A actividade insere-se no projeto interdisciplinar “Desporto sem limites”, desenvolvido pela equipa educativa do 8.º ano, daquele estabelecimento de ensino, e que tem como objectivo “sensibilizar a comunidade para a temática da inclusão e do desporto para pessoas com deficiência”. Para além disso, pretende “proporcionar aos alunos uma nova e enriquecedora experiência desportiva nesta área”, explica o município.
Além dos atletas do FC Porto, está prevista a presença de Joana Teixeira, coordenadora da secção de desporto adaptado do clube portuense, Ana Sousa, professora na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, e de Agostinho Silva, atleta de Goalball, da ACAPO de Paços de Ferreira.
A actividade vai decorrer ao longo da manhã, no Pavilhão Gimnodesportivo e no campo exterior da escola.
De realçar que, o projeto ‘Desporto sem limites’ pretende mostrar a relação “entre as actividades físicas adaptadas e a readaptação das pessoas com deficiência, na medida em que a sua saúde física e mental está em jogo”, ainda “dar a conhecer as diversas modalidades de desporto praticado por pessoas com deficiência”, para além de promover a inclusão social, a integração e a igualdade de oportunidades.