Paços de Ferreira já tem no terreno a iniciativa de recolha de resíduos diferenciados ‘porta a porta’, da Ambisousa, um projeto cofinanciado pelo POSEUR e que visa cinco municípios da região, entre os quais Paços de Ferreira, onde a população já começou a receber os contentores.
Relativamente a este município, fazem parte vários locais das freguesias de Raimonda, Meixomil, Frazão e Paços de Ferreira, com a recolha de papel e cartão, vidro, plástico e metal.
Durante o mês de maio, equipas da Ambisousa visitam, porta a porta, junto de residências unifamiliares abrangidas por esta campanha, com o objetivo de proceder à entrega gratuita de três contentores, de 120 litros e que incluem um microchip, assim como uma explicação sobre o modo de funcionamento deste projeto piloto.
No mês de Junho, deverá ter início a recolha porta-a-porta junto das respetivas habitações e em dias específicos para cada tipo de resíduos, refere o município.
A autarquia apela a todos os cidadãos que aceitem participar neste projeto, esclarecendo que “o equipamento fornecido e serviço prestado é totalmente gratuito”.
Refira-se que, a recolha seletiva porta a porta em produtores domésticos será implementada em áreas predominantemente de moradias (zonas piloto) em cinco dos seis concelhos integrantes da Ambisousa [Castelo de Paiva ficará de fora], sendo abrangida uma população de 16.500 habitantes (cerca de 5% do total do Sistema) e 6100 fogos (exclusivamente moradias nesta fase)”, referiu a Ambisousa, aquando a apresentação do projeto.
Já os produtores não domésticos abrangidos são 260 estabelecimentos, dos quais 20% HORECA (estabelecimentos hoteleiros, de restauração e similares).
A grande meta é recolher mais 2.057 toneladas/ano de resíduos recicláveis, “dos quais cerca de metade em produtores domésticos (59 Kg/hab.ano), assim contribuindo para os objectivos nacionais de aumento das retomas da recolha selectiva, aumento da preparação para reutilização, da reciclagem e da qualidade dos recicláveis, e da redução da deposição de resíduos urbanos em aterro”, salientava a empresa intermunicipal.
“No ano de 2021 foram executados os estudos de base, com definição das zonas piloto a abranger pelo projecto, tendo sido fornecidos à Ambisousa os 19.300 contentores previstos”, diz esta entidade, sendo que a pandemia também levou a atrasos na entrega de viaturas.
A Ambisousa é a Empresa Intermunicipal de Tratamento e Gestão de Resíduos Sólidos, EIM trata os Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) de toda a população do Vale do Sousa e inclui os municípios de Paços de Ferreira, Lousada, Paredes, Penafiel, Felgueiras e Castelo de Paiva.