Paços de Ferreira vai construir casas para arrendar a preços acessíveis, que permitam a casais com rendimentos mais baixos “acederem a habitações adequadas às suas necessidades”.
A medida foi aprovada esta sexta-feira, em reunião de executivo, e saiu de um protocolo entre a edilidade e o Instituto de Habitação e da Reabilitação Urbana (IHUR).
Segundo o município, está, assim, concluída a primeira etapa na construção de um conjunto de novas habitações no concelho de Paços de Ferreira”, que se destinam a “arrendamento a preços reduzidos”.
O projecto é “fundamental para o aumento da oferta de apartamentos a agregados familiares” que têm rendimentos mais baixos, o que se traduz num “apoio decisivo a muitas famílias que hoje encontram dificuldades em conseguir encontrar uma habitação com rendas acessíveis”.
Na mesma reunião, foi ainda aprovada uma empreitada de requalificação do conjunto habitacional de Arreigada, no valor de 2,6 milhões de euros. Os trabalhos incluem a substituição de caixilharias, aplicação de sistemas de isolamento térmico pelo exterior, substituição de telas de impermeabilização, aplicação de painel sandwich, entre outras.
A autarquia garante ainda que, nas próximas semanas, os restantes conjuntos habitacionais de Paços de Ferreira, vão ter aprovadas as respetivas obras, num investimento global de “vários milhões de euros”.