Verdadeiro Olhar

Paços de Ferreira apoia idosos em risco. Portugal tem meio milhão de pessoas com mais de 65 anos que vivem sozinhas

Foto: Pexels (DR)

A Comissão Municipal de Proteção ao Idoso de Paços de Ferreira reuniu, esta semana, para analisar casos de pessoas mais velhas que estejam em situação vulnerável e que precisam de ajuda, sendo que já foram mobilizados recursos que lhes assegurem “o apoio e acompanhamento” necessários, avança a autarquia.

A pessoas com mais de 65 anos são uma das preocupações das autoridades locais, tanto mais que, e segundo dados dos últimos Censos, mais de meio milhão de pessoas vivem sozinhas em Portugal.

Esta comissão de Paços de Ferreira vai de encontro a esta situação nacional e tenta salvaguardar os direitos dos idosos, prevenindo ou dando resposta a situações que possam afectar a sua segurança, saúde ou bem-estar. E, paralelamente, proporcionar-lhes mais qualidade de vida e combater a sua exclusão social.

De salientar que, nos últimos três anos, só a PSP sinalizou 2300 casos de pessoas com mais de 65 anos vulneráveis, avançou aquela força policial, esta semana, aquando o arranque da operação “A solidariedade não tem idade – A PSP com os idosos” e que vai decorrer até ao final do mês de Setembro.

Para além destes números, e segundo dados provisórios dos Censos, apresentados na página do Instituto Nacional de Estatística, “meio milhão de idosos vivem sozinhos em Portugal”.

E se em 2011, o ano do recenseamento anterior, havia mais de dois milhões de portugueses com mais de 65 anos, agora são cerca de dois milhões e meio. E esta franja da população é alvo de vulnerabilidades que, muitas vezes, resultam de fracos recursos financeiros o que afectam as condições de habitação, de higiene, de saúde e até mesmo de alimentação.

Com tantos idosos a viverem sozinhos, sem uma família presente, cabe aos vizinhos, por exemplo, estarem atentos. Para além disso, também as autoridades locais, sobretudo as envolvidas nesta comissão de Paços de Ferreira, mantêm um policiamento e vigilância de proximidade, de forma a reforçar a segurança e o bem-estar destas pessoas.

E porque, muitas vezes, os idosos sofrem em silêncio, a comissão aproveita para pedir à população que esteja atenta a todos estes casos, podendo denunciá-los, de forma confidencial, junto das autoridades locais, através dos números 255 860 700 ou 961 182 075 ou para o mail comissao.idoso@nullcm-pacosdeferreira.pt.