O Aldear vai estar este domingo no Monte de São Gonçalo, em Eiriz, num encontro comunitário que encerra o processo artístico deste projeto.
Esta concentração vai mostrar o resultado dos projetos artísticos participativos, desenvolvidos nos últimos meses., com a comunidade local a juntar-se às equipas artísticas em residência. A entrada é gratuita.
Será um dia de “celebração e partilha”, como refere a autarquia, com um programa que inclui um percurso artístico, a partir das 10h30 ou “do nada uma coruja”, na igreja de Eiriz. Às 11h30 está agendada uma ‘oficina de sabores’, a (Re)moer, seguindo-se durante a tarde, saberes e sabores Novos doces, artes assim como uma criação comunitária.
O Aldear é um encontro cujo resultado dos processos criativos dá origem a partilhas públicas, através de percursos artísticos, espetáculos comunitários, oficinas de saberes e sabores, instalações e conversas. Memórias, tradições, saberes e sabores serão a matéria-prima deste projeto artístico multidisciplinar, de escala humana, centrado nas pessoas e na procura de um tempo diferente.
É promovido pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, em parceria com os municípios de Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende, no âmbito da operação Cultura Made In Tâmega e Sousa, sendo co-financiado pelo NORTE 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.