Todos certamente reconhecem o enorme trabalho e o espírito voluntarista que caracteriza as corporações de Bombeiros em geral, e em particular as do concelho de Penafiel.
As mesmas são para nós um motivo de orgulho imenso, cabendo a todos nós prestarmos o nosso tributo e reconhecimento às mulheres e homens que traduzem na prática o lema: “ Vida por Vida!”.
Todavia, muitas são as vezes, em que os nossos soldados da paz, se confrontam com condições adversas, e nem sempre as ajudas (apesar de preciosas e sempre bem vindas), são as suficientes.
Relembro aqui um tema que continua a ser tão caro a Penafiel, que se prende com a necessidade imperiosa da aquisição do veículo – Auto Escada.
Os vereadores do PS na Câmara Municipal de Penafiel, por duas vezes propuseram e levaram a reunião do executivo este ponto, mas por razões que temos dificuldade em compreender, a coligação Penafiel Quer que lidera os destinos de Penafiel, opôs-se.
Os argumentos utilizados para votarem contra, de pouco ou nada importam, pois mais do que se “atirar culpa para outros”, o que é importante é que este veículo não existe e faz falta, e quando assim é, não devemos esperar o que a tutela pode fazer por nós, mas o que nós, Município podemos e devemos fazer pela nossa Comunidade e pelos nossos Bombeiros.
Este tema ganhou ainda mais actualidade, aquando de um grave incêndio urbano que teve lugar em Penafiel, e que colocou “a nu”, algumas das nossas debilidades ao nível de um eficaz combate, por não termos no nosso dispositivo um veículo auto escada.
Os nossos heróis não se podem sobrepor ao que manifestamente faz falta, aliás, não raras vezes vão muito mais além, do que aquilo que lhes é “exigido”, colocando em risco as suas próprias vidas.
Tudo o que o município faz em prol dos Bombeiros é não só merecido, justo, como de todo necessário, mas é preciso um sinal ainda mais forte neste particular, e esperemos que o município de Penafiel adquira, como outros concelhos no país já fizeram, uma auto escada e a mesma seja fruída pelas nossas corporações, servindo por conseguinte a nossa comunidade.
Acredito que o facto de o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, ter sido condecorado a poucos meses das últimas eleições autárquicas, com a mais alta distinção da Liga Nacional dos Bombeiros Portugueses – crachá de ouro, durante as cerimónias que marcaram o aniversário do 136.º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penafiel, possa ter este ano reflexos ainda mais positivos.
Aliás, é isto que todos esperamos, uma vez que as homenagens (independentemente) das coincidências temporais, reconheçam o trabalho feito, e neste caso também, o trabalho que se espera venha a ser feito no futuro.
Hoje em dia, o papel das nossas corporações de Bombeiros, extravasa o âmbito do combate a incêndios e socorro às nossas comunidades, tendo também um enorme e relevante papel social, com diversas realizações que são levadas a cabo permanentemente pelas corporações de Penafiel, Paço de Sousa e Entre-os-Rios.
Ainda neste tocante, aproveito para felicitar o Grupo de Manobras dos Bombeiros Voluntários de Paço de Sousa, pelos seus 20 anos de existência, e que tantas alegrias nos têm dado, vencendo recorrentemente provas nacionais, e classificando-se em lugares cimeiros a nível internacional.
Pessoas que bem conheço, e que colocam tudo das suas vidas em prol da Associação Humanitária que servem de forma altruísta.
Um exemplo a seguir, devendo cada um de nós se curvar pela dedicação que empregam em prol dos outros.
Bem hajam a todos os Bombeiros em Geral e em particular aos Bombeiros Voluntários do nosso concelho, mais precisamente, aos BV de Entre-os-Rios, Paço de Sousa e Penafiel.