O Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa (CETS), a Associação de Municípios do Vale do Sousa, através da Rota do Românico, e a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto uniram-se, através de uma parceria, para impulsionarem o sector do Turismo na região.
“Formações, que contribuam para a qualificação dos profissionais” do sector, de forma a melhorar os índices de qualidade dos serviços na região, são alguns dos objectivos desta união de esforços, avançou, em comunicado, o CETS.
Assim, e numa primeira fase, as ações de capacitação, que vão decorrer no Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, e incluem intervenções nas áreas de Inglês e Espanhol técnicos, estando previstas aulas em regime laboral e e pós-laboral, com formadores identificados pela Escola de Hotelaria e Turismo do Porto.
A cooperação mútua entre estas três entidades nasce da necessidade de existir “uma melhoria da capacitação e competitividade empresarial”, levando ao desenvolvimento socio-económico da região Norte, em particular do Tâmega e Sousa”.
O CETS assume que estas propostas vão responder a “lacunas que se vão identificando no território”, como sejam a necessidade de “qualificação de recursos humanos”. Assim, estas formações vão-se traduzir “num contributo efectivo e eficaz” no sector, salienta Emídio Monteiro, presidente do organismo.
Já o presidente da Associação de Municípios do Vale do Sousa, Nuno Fonseca, destacou a importância desta iniciativa, porque vai actualizar “conhecimentos”, até já adquiridos através da experiência profissional”.
De salientar que, estas formações vão ter uma “forte componente técnica e vão melhorar o “acolhimento de visitantes no território da Rota do Românico”, frisou.
Para a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto esta parceria representa uma mais-valia, porque vai disponibilizar profissionais mais bem preparados.
Este projecto insere-se no Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, e é co-financiado pelo Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.