Se para um jovem é muitas vezes difícil entrar no mercado de trabalho, para estas pessoas é igualmente difícil encontrar uma oportunidade para reingressar numa empresa. Normalmente, são pessoas com competências específicas e que, durante muitos anos, se especializaram numa determinada função.
Recentemente, o primeiro grupo de colaboradores do Call Center da Altice em Penafiel começou o seu processo de formação. Trata-se de uma formação específica, nas áreas de informática e do francês técnico, para capacitar as pessoas que são fluentes em francês e apenas precisam de treino para as funções que vão desempenhar.
Soubemos que mais de 90% das pessoas que iniciaram este processo estavam desempregadas, encontrando neste investimento privado, apoiado pela Câmara Municipal de Penafiel no âmbito da estratégia de captação de investimento, a sua oportunidade. Outro dado muito relevante, é o facto deste projeto ter um quadro de pessoal verdadeiramente intergeracional – o colaborador mais novo tem 18 anos e mais velho tem 56 anos.
Este projeto é uma oportunidade para penafidelenses de todas as idades e, especialmente, para aqueles que estão ou estiveram emigrados nos países francófonos, já que o principal requisito é falar ou ter vontade de aprofundar o francês. Com a chegada do Verão, chegarão também muitos dos nossos emigrantes que, por esta altura, vêm passar férias a Portugal. Quem sabe se algum deles não irá olhar para esta oportunidade de emprego e decidir ficar a trabalhar em Penafiel! 75% dos colaboradores que iniciaram a formação para o Call Center são ex-emigrantes.
As forças políticas do contra no nosso concelho já emitiram os seus habituais comunicados a questionar este projeto da Altice. Enquanto uns se dedicam a criticar tudo e todos, a lançar confusão nas pessoas e a criar suspeições, o executivo da Coligação Penafiel Quer continua a seguir o seu caminho de trabalho em prol dos penafidelenses. Uns dedicam-se à guerrilha política, nós dedicamo-nos às pessoas e ao desenvolvimento de Penafiel.
Prometemos continuar assim, porque sabemos que é isso que Penafiel quer.