O Espaço AJE foi palco de um Encontro de Participação para esclarecimentos e informações acerca do Orçamento Participativo Jovem Portugal 2019.
A apresentação das propostas pode ser efectuada até ao dia 29 de Abril, em opjovem.gov.pt ou nos serviços do Instituto Português do Desporto e Juventude.
As áreas temáticas das propostas passam pela educação formal e não formal, emprego, habitação, saúde, ambiente e desenvolvimento sustentável, governança e participação e igualdade e inclusão social.
Trata-se de um processo de participação democrática em que os cidadãos jovens, com idade compreendida entre os 14 e os 30 anos, inclusive, apresentam e votam projectos de investimento público”. Devem ainda residir legalmente em Portugal.
Esta é a 3.ª edição do OPJ Portugal, tendo já sido apresentadas, em anos anteriores, mais de 800 propostas, validadas por mais de 13 mil cidadãos jovens.
O montante máximo aprovado contempla 500 mil euros. Há, no entanto, vários pressupostos que devem ser cumpridos, nomeadamente não implicar a construção de infraestruturas, não ser um pedido de apoio ou uma prestação de serviços, beneficiar mais do que um município, ser tecnicamente exequível, entre outros.
Depois de várias fases, a apresentação dos projectos vencedores acontece no dia 12 de Agosto, data de celebração do Dia Internacional da Juventude.