Verdadeiro Olhar

Oito doces de Lousada e Valongo mantêm-se na corrida às “7 Maravilhas de Portugal” (C/FOTOS)

Das 907 candidaturas apresentadas ao concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal, foram apurados 420 candidatos votados por um painel de especialistas.

Entre esse lote de doces que passam à próxima fase, estão oito da região: três de Lousada e cinco de Valongo.

De Lousada estão na competição os Beijinhos de Amor (categoria Biscoitos e Bolos Secos), o Leite de Creme (Doce de Colher e Doce à Fatia) e o Sarrabulho Doce (Doce de Colher e Doce à Fatia), divulgou hoje a organização.

Já de Valongo, dos 14 doces candidatados, ficaram cinco, quatro deles na categoria Doces de Inovação: Biscoito Trilobite, Gelado de Regueifa, Gelado de Biscoito e Lousa de Chocolate. Está ainda a concurso a Sopa Seca de Valongo na categoria Doces Festivos.

Os 140 doces que seguem para a próxima fase serão revelados a 7 de Maio e são votados pelo público em 20 programas a emitir em directo pela RTP, nos meses de Julho e Agosto. De cada programa na RTP sai um pré-finalista que passa às semifinais, explica a organização.

“Uma novidade desta edição é a existência de um Grande Júri, órgão de deliberação constituído por sete figuras do espaço mediático, que será responsável pela da repescagem de oito candidatos que se irão juntar aos 20 pré-finalistas apurados pelo público, resultando numa lista de 28 pré-finalistas”, descreve nota de imprensa.

Seguem-se duas semifinais, a 24 e 31 de Agosto, mais uma vez em directo na RTP. Em cada uma serão apurados os sete doces com mais votos contabilizados. A final decorre a 7 de Setembro e vão ser eleitos os sete doces considerados pelos portugueses como 7 Maravilhas de Portugal.