Verdadeiro Olhar

Oficina “Penafiel, Artes e Ofícios” quer promover e salvaguardar tradições do concelho

A Câmara Municipal de Penafiel submeteu, em Fevereiro, uma candidatura à 2.ª fase do Programa Tradições 2018-2020 da EDP, que foi aprovada.

A meta passa por criar o “Espaço Oficina PARTO – Penafiel, Artes e Ofícios”, para promoção e divulgação do projecto “Das Artes e Ofícios Tradicionais de Penafiel”, que passará assim a ter no centro da cidade um espaço próprio e permanente para ancorar e alavancar iniciativas de promoção e salvaguarda das artes e ofícios tradicionais do concelho, avança nota de imprensa da autarquia.

“O espaço Oficina PARTO é um projecto de cariz polivalente e potencial incubadora de apoio a projectos criativos e a empreendedores. Será dotado dos necessários equipamentos para desenvolvimento de actividades de demonstração, experimentação e formação. Pretende ser uma plataforma de preservação e divulgação das técnicas e dos produtos artesanais locais, contribuindo para uma aproximação entre os artesãos e a comunidade. Este projecto pretende ainda promover e atrair novos artesãos”, descreve a mesma fonte.

Recorde-se que, em 2019, Penafiel foi um dos nove concelhos seleccionados para a 1.ª fase do Programa Tradições 2018-2020, com o projecto “Das Artes e Ofícios Tradicionais de Penafiel”.

Segundo a câmara, “esta 2.ª fase permite a candidatura a uma extensão de apoio financeiro suplementar, destinada apenas aos projectos, como o caso do município de Penafiel, que tenham cumprido os objectivos a que se propuseram e tenham sido bem avaliados ao longo da 1.º fase da sua execução”.

Durante o ano de 2019, foi feita a identificação e registo dos artesãos ainda no activo), a transmissão do conhecimento técnico dos artesãos participantes através de workshops intergeracionais e ainda a divulgação e promoção das artes e ofícios tradicionais, através da construção de um website dedicado e de uma exposição temporária (adiada devido à pandemia).

O Programa Tradições da EPD procura financiar projectos que tenham como meta valorizar as culturas e tradições locais, estimulando a auto-estima das comunidades, garantindo a valorização das artes e dos saberes populares pelas novas gerações.