Ficam concluídas no final de Janeiro de 2019 as obras de adaptação do edifício do Centro de Interpretação da Escultura Românica (CIER) para acolher a museografia expositiva, em Abragão, Penafiel, informa a Rota do Românico.
As obras, que começaram em Novembro, correspondem a um investimento de cerca de 153 mil euros, co-financiado em 85% por fundos europeus e em 15% pelo município de Penafiel, no âmbito de uma candidatura apresentada pela Associação de Municípios do Vale do Sousa.
“Estão a decorrer, em paralelo, os trabalhos de concepção e desenvolvimento dos conteúdos museográficos destinados aos 300 metros quadrados do percurso expositivo do CIER”, explica a Rota do Românico.
A instituição lembra que, a inesperada descoberta arqueológica, em 2006, de cerca de 70 elementos pétreos com decoração românica, nas imediações da Igreja de São Pedro de Abragão, Penafiel, esteve na génese da criação do CIER.
“A reconstituição parcial e hipotética do portal e da rosácea da fachada principal da citada Igreja, com base nos elementos pétreos referidos, afirma-se como o motivo impulsionador de todo o projecto museográfico deste centro de interpretação”, sustenta a mesma fonte.
O CIER representa um investimento total de cerca de um 1,1 milhões de euros, co-financiado em 85% por fundos comunitários.