Estão em curso as obras para a nova Unidade de Saúde Familiar de Lustosa que vai ocupar parte da antiga escola primária da freguesia, a Escola de Bouça Cova. As previsões apontam para que a remodelação esteja concluída no final do ano.
O investimento, a cargo da Administração Regional de Saúde do Norte, ronda os 240 mil euros (mais IVA) e pretende dar “condições mais acessíveis, funcionais, confortáveis e mais humanizadas” aos profissionais e utentes daquela unidade. “As futuras instalações vêm substituir as actuais que, para além de exíguas e desadequadas ao fim a que se destinavam, já manifestavam elevado estado de degradação”, lembrava a ARS Norte, em Setembro, aquando do lançamento da obra.
O presidente da Câmara Municipal de Lousada, Pedro Machado, visitou, recentemente, as obras de remodelação.
Segundo a autarquia, a infra-estrutura é composta por dois pisos, ficando, no 1.º piso, a área de recepção e sala de espera, três gabinetes médicos, um gabinete de enfermagem e duas salas de tratamento, além de instalações sanitárias. No 2.º piso existe um gabinete médico e outro de enfermagem. Os dois pisos serão ligados por um elevador. “A USF de Lustosa contempla as áreas de saúde materna e saúde infantil, divididas em duas alas da unidade e contemplando cada uma delas um gabinete médico e um gabinete de enfermagem”, refere o município em nota de imprensa.