Já estão a decorrer as obras de remodelação da maternidade do do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), no Hospital Padre Américo, em Penafiel. Segundo nota de imprensa trata-se de um investimento na ordem dos 155 mil euros que vai permitir ampliar aquela área e renovar as enfermarias. A intervenção deve estar concluída no final do ano.
“A empreitada implica a realização de obras no piso 6, passando a garantir instalações mais modernas no internamento e uma hotelaria mais agradável e próxima de outras maternidades mais recentes”, descreve o centro hospitalar.
A mesma fonte adianta que com esta obra “vai ainda poder fazer-se uma gestão mais eficaz das camas, libertando espaços que poderão servir de apoio aos outros serviços, quer para permitir aumento de cirurgias, quer para internamento de outros doentes”.
Para Carlos Alberto, presidente do conselho de administração do CHTS, estas melhorias nas instalações vão dar mais “conforto e privacidade” às mães e aos bebés.
Na maternidade do Hospital Padre Américo, “uma das maiores do país”, nascem cerca de 2.500 crianças por ano. O CHTS destaca os seus bons indicadores de qualidade, nomeadamente no que toca à taxa das cesarianas, uma das mais baixas do país. “Em 2019, a taxa de cesarianas no CHTS foi de 23,1% e, a nível nacional, a taxa situou-se nos 29,79%”, diz nota de imprensa.