A empreitada de construção do novo terminal rodoviário de Lousada está em fase de conclusão, diz a Câmara de Lousada, prevendo-se que esteja terminada “a muito breve prazo”.
A nova Central de autocarros, localizada na zona norte do centro urbano, representa um investimento de 702 mil euros, sendo apoiada em 469 mil euros por fundos comunitários.
De acordo com a autarquia, o novo equipamento “aumenta as condições aos utilizadores de transportes públicos, com a criação de um espaço moderno, arrojado, funcional, acessível e seguro que vai permitir a fluidez dos transportes públicos e a melhoria nas ligações de Lousada aos concelhos vizinhos aumentando, desta forma, a sua competitividade na região”.
Nas imediações, e com fim previsto até Maio, decorre a segunda fase das obras na Rua do Picoto. “Devido à expansão urbana para a zona norte da vila de Lousada foi necessário criar um projecto de revitalização do espaço público envolvente à Rua do Picoto. Esta via encontra-se nas proximidades de quatro grandes locais de interesse como o Jardim do Senhor dos Aflitos, o Centro de Interpretação do Românico, a Praça das Pocinhas e o Complexo Desportivo”, explica o município em nota de imprensa. “A empreitada encontra-se em fase final de execução dos trabalhos relativos a muros de vedação e pavimentações prevendo-se a sua conclusão até final do mês de Maio”, acrescenta a mesma fonte. A obra representa um investimento de 389 mil euros, sendo 330 mil euros comparticipados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).