A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) apela a uma condução responsável durante o período de festas, porque nesta época, tal como todos os outros dias, “o melhor presente é estar presente”.
O objetivo é que “os portugueses possam ter um Natal e um Ano Novo em segurança”, e apelar aos condutores para que tenham em atenção “os perigos associados a comportamentos de risco ao volante, nomeadamente o excesso de velocidade, o consumo de bebidas, alcoólicas, a utilização do telemóvel e o cansaço”.
Os números em Portugal tenham vindo a diminuir, em média, nos últimos dez anos, morreram nas estradas portuguesas cerca de 600 pessoas todos os anos, e mais de duas mil ficaram gravemente feridas e com incapacidades permanentes.
Mas é certo que, a sinistralidade rodoviária é uma tragédia mundial: todos os anos morrem 1,35 milhões de pessoas em todo o mundo. São 3700 pessoas por dia, uma pessoa a cada 24 segundos.
Por isso, a ANSR pretende Zero Mortes na estrada, sendo uma prioridade para este organismo que apela ao envovimento de todos os setores da sociedade nesta campanha.
Como a aproximação das quadras festivas as deslocações de automóvel irão aumentar, a ANSR vai lançar a campanha “O Melhor Presente é Estar Presente”, que este ano tem um novo visual.
A campanha vai decorrer de 13 a 26 de dezembro (natal) e de 27 de dezembro a 2 de janeiro.