Habitualmente uso este espaço para abordar temas que dizem mais respeito a Penafiel ou a Portugal, de forma mais directa. Hoje trago um assunto, uma pequena reflexão sobre algo que está a acontecer a milhares de Kms de distância de Portugal, mas que poderá afetar-nos: a tensão vivida entre a Rússia e a Ucrânia.
Estão lá longe, bem na ponta da Europa. Nós estamos aqui, na outra ponta, à beira mar plantados, mas a se a tensão não alivia e na eventualidade de uma guerra, também Portugal sofrerá consequências.
Pelas notícias de hoje, houve já retirada de algumas tropas russas da fronteira com a Ucrânia, o que pode ser um bom sinal. Aliás, a Rússia tem vindo a brincar ao “põe e tira” desde 2021 e parece que assim vai continuar.
O objetivo será manter um clima de medo e tensão para que a Ucrânia não adira à NATO. Mas que sentido faz isto quando a Ucrânia é um país independente e pode tomar as suas decisões?Por que razão pensa ainda a Rússia que tem legitimidade sobre esse território? Estas lutas territoriais sempre foram motivos de guerrilhas entre países. Já morreram milhares e milhares de inocentes que, no meio destas lutas de poder e território, foram apanhados no meio.
Que haja bom senso entre os governantes deste mundo e que cumpram com a sua missão primeira de zelar pelo bem estar das suas comunidades, mantendo a paz e a economia estável, privilegiando o diálogo em vez do medo e da ameaça.