Verdadeiro Olhar

“Nyckelharpa Meeting” recebe em Paredes a mestra de coro e violinista Michaela Jank e a multi-instrumentista Laura Jörres

Paredes prepara-se para receber mais um ‘Nyckelharpa Meeting’, com a abertura do evento agendada para esta sexta-feira, dia 15, às 15h30, no Centro de Informação da Rota do Românico. Pelo palco vão passar as nykelharpistas convidadas Michaela Jank e Laura Jorres. Seguem-se os habituais workshops e ensaios, nos dias 15, 16 e 17.

O ponto alto da programação acontece no domingo, dia 17, às 16h30, com um concerto na Igreja de São Romão, em Mouriz, aberto ao público, refere a autarquia. A sétima edição do “Nyckelharpa Meeting” encerra com um encontro com a comunidade escolar na Escola Básica de Bitarães, na segunda-feira, dia 18. As inscrições para a masterclasse podem ser efetuadas em cpnyckelharpa@nullconservatoriomusicaparedes.pt.

Michaela Jank vem da Áustria e é maestra de coro e professora de violino

Michaela Jank vem da Áustria e é maestra de coro e professora de violino. Estudou pedagogia do violino, com Jacqueline Roscheck, bem como educação musical e filologia alemã. Frequentou diversas masterclass para violino, com Lynn Blakeslee, Roswitha Randacher e Ulrike Danhofer, para Nyckelharpa, ao lado de Susanne Brameshuber, Marco Ambrosini e Didier Francois. A música folclórica e a improvisação também fazem parte do seu curriculo, tendo atuado com Aleksey Igudesman, Stephan Steiner e Gabi Maas. Participou em diferentes grupos, de entre os quais MÄANDER, Soundbar e NyckelharpaQuartett.

Laura Jörres é multi-instrumentista

Já Laura Jörres é multi-instrumentista nas áreas da música antiga, jazz, folk e música clássica. Estudou música sacra protestante em Hamburgo e violino barroco em Trossingen, Lyon e Barcelona e foi uma das primeiras alunas a concluir um curso de pós-graduação em nyckelharpa e viola d’amore a chiavi com exame-concerto em Cesena, em Itália.

Gosta de misturar as suas sensibilidades musicais de diferentes países e géneros em projetos experimentais, tendo aprofundado o seu interesse em descobrir novos formatos de concerto no programa de mestrado de Mediação e Gestão de Música em Detmold. Laura Jörres trabalha como artista musical, professora e organizadora de concertos na região sudoeste da Alemanha desde 2018.

O nyckelharpa é um tradicionalm instrumento musical da Suécia, de cordas friccionadas e equipado com teclas que pressionam as cordas, variando o tom, e cordas de ressonância que não são ativamente tocadas pelo instrumentista, conferindo-lhe uma sonoridade característica. O seu nome, de origem sueca, significa cordofone de teclas.